28/06/2019

Bolsonaro encontra líderes mundiais no 1º dia da cúpula do G20 Bolsonaro encontra líderes mundiais no 1º dia da cúpula do G20




A cidade japonesa de Osaka sedia, nesta sexta-feira 28 e no sábado 29, a 14ª reunião da cúpula do G20, encontro da organização composta pelas vinte principais economias do mundo. Pela primeira vez, Jair Bolsonaro representa o Brasil no evento, com uma agenda que inclui encontros com outros chefes de Estado e compromissos paralelos, como uma conferência sobre o empoderamento das mulheres.

Críticas internacionais às políticas ambientais brasileiras marcaram a chegada do presidente ao Japão. Bolsonaro respondeu que “alemães têm muito a aprender com o Brasil” sobre preservação após a chanceler alemã, Angela Merkel, dizer que queria ter, com ele, uma “clara conversa sobre desmatamento“. O líder francês Emmanuel Macron também abordou o assunto, cobrando que o Brasil permaneça no Acordo de Paris, que já foi criticado por seu presidente.

Donald Trump e Jair Bolsonaro aproveitaram reunião bilateral durante a cúpula do G20 para reafirmar os compromissos do encontro anterior entre os dois, em viagem realizada pelo brasileiro aos Estados Unidos em março. O americano mencionou a possibilidade de aumentar sanções ao governo venezuelano e destacou a importância do apoio brasileiro na questão. A jornalistas, voltou a dizer que “Brasil e Estados Unidos nunca estiveram tão próximos”, além de dizer que Bolsonaro é um “homem especial, muito amado pelo povo do Brasil”.

Redação com Veja.com