28/06/2019

Diretora da Unifacisa detalha projeto do Hospital Help em evento sobre inovação no Parque do Povo Diretora da Unifacisa detalha projeto do Hospital Help em evento sobre inovação no Parque do Povo





Com a expectativa de se tornar referência em inovação e tecnologia nos serviços de saúde e no ensino médico, o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (Help) foi um dos assuntos apresentados no evento Inovação de Cabo a Rabo, no Parque do Povo, em Campina Grande. 

Diretora de Estratégia e Governança da Unifacisa, Carolina Gadelha falou sobre o projeto encabeçado pelo centro universitário e destacou as inovações que o novo hospital promete trazer para à população paraibana.

“O Help é um hospital que visa atender à saúde da cidade e aos cursos de graduação da Unifacisa. Nosso grande desafio era conseguir um projeto que integrasse as áreas de saúde e que fosse inovador para uma saúde de futuro. É difícil prever o que virá, pois estamos em plena revolução na área. Por isso, montamos um comitê multidisciplinar composto por médicos, arquitetos, engenheiros, entre outros, para trazer soluções e ferramentas inovadoras para o projeto”, explicou.

O hospital terá 23.000 m² de área construída, com 205 leitos na primeira etapa e 400 leitos na segunda etapa, um moderno centro de diagnóstico, três UTIs (adulto, infantil e neonatal), pronto atendimento adulto e pediátrico, e centro de oncologia com equipamentos de última geração. Além disso, o Help contará com um grande centro de treinamento médico e um núcleo de pesquisa de ponta, com participação de parceiros nacionais e internacionais.

O Hospital Help irá transformar o atendimento na saúde de Campina Grande e também da Paraíba, utilizando artifícios e ferramentas tecnológicas de última geração. “Iremos implantar o uso da inteligência artificial, IOT (Internet of Things), encubar empresas que produzem software, além de priorizar a humanização no atendimento, já que a medicina preventiva vai transformar a imagem tradicional de um hospital”, pontuou a diretora.

A previsão é de que no início de 2020 a ala dos ambulatórios já esteja implementada, enquanto a segunda etapa deverá ser entregue no final do ano que vem. “O Help não é um projeto somente da Unifacisa e sim de toda a cidade, que irá trazer uma revolução na saúde de Campina Grande e de toda a Paraíba”, concluiu Carolina.

Redação com divulgação UNIFACISA