27/06/2019

Criminosos atacam banco em Uberaba, trocam tiros com PM e deixam feridos Criminosos atacam banco em Uberaba, trocam tiros com PM e deixam feridos




Criminosos atacaram uma agência do Banco do Brasil, por volta das 3h30, desta quinta-feira (27) em Uberaba, Minas Gerais. Na fuga, o grupo de aproximadamente 25 integrantes trocou tiros com policiais militares por mais de uma hora, causando pânico entre os moradores.

Os assaltantes estavam em caminhonetes, carros e caminhões, cercaram as principais ruas do Centro e a Praça Rui Barbosa e, segundo a Polícia Militar, usaram armas de grosso calibre. Um possível artefato explosivo foi encontrado intacto na Avenida Guilherme Ferreira.

As fachadas de duas agências do Itaú e o prédio onde fica o gabinete dos vereadores de Uberaba também foram atingidos por tiros. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, que estavam estacionadas no quartel da Avenida 13 de Maio, também foram atingidas.

Duas pessoas foram baleadas na ação, entre elas uma mulher que foi atingida com um tiro na cabeça e o estado de saúde é gravíssimo. Dois vigilantes da agência precisaram ser socorridos por terem inalado fumaça. A polícia cercou toda a cidade e região.

Por volta das 8h30, a PM confirmou que está negociando a rendição de criminosos que estão em um caminhão em uma estrada vicinal nas imediações da BR-262. Os policiais também negociam a soltura de reféns.

O ataque

De acordo com o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar, os criminosos atiraram contra os policiais após a ação na agência.

"Os nossos policiais militares revidaram essa ação lá em Uberaba. A informação que nós temos é de 25 homens nessa ação, com veículos, caminhonetes, caminhões. E a Polícia Militar fez a progressão. Houve intensa troca de tiros", disse ele.

Câmeras do sistema de monitoramento da região foram danificadas pelos criminosos.

Em vídeos feitos por moradores, publicados em redes sociais, é possível ouvir o barulho dos tiros. Imagens também mostram um homem amarrado no capô de um carro que foi feito como escudo. A PM ainda não confirmou como a vítima foi liberada.

Sem energia elétrica, escola e transporte

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), 1,3 mil consumidores ficaram sem eletricidade porque o ataque causou danos na rede de energia elétrica. Ainda não é possível saber se o dano foi causado pelos tiros ou se os próprios bandidos danificaram a rede como parte do plano para assalto.

Até por volta de 7h, ainda não havia havia previsão de retorno da energia porque a polícia tem que autorizar a entrada dos técnicos na área que está interditada.

A Prefeitura de Uberaba informou que as aulas da rede municipal estão suspensas. Escolas particulares também estão usando as redes sociais para avisar aos alunos que hoje não terão aulas. O transporte público foi suspenso nas primeiras horas da manhã, mas voltou a funcionar por volta das 8h20, conforme comunicado da Prefeitura.

Órgãos públicos municipais estão fechados esta manhã de quinta-feira. O expediente começará às 12h. Os setores de atendimento médico de urgência e emergência funcionarão orientados pelas forças de segurança da cidade, segundo nota do Executivo.

Redação com G-1 Minas