21/06/2019

Bolsonaro diz que Câmara irá ‘reverter situação’ de decreto sobre porte de armas Bolsonaro diz que Câmara irá ‘reverter situação’ de decreto sobre porte de armas





O presidente Jair Bolsonaro pediu que a Câmara não aprove o parecer da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) que derruba o decreto de porte de armas assinado por ele em maio. Na fala, feita nesta quinta-feira (20) durante transmissão ao vivo nas redes sociais, ele afirmou acreditar que os deputados irão “reverter essa situação”.

“O Senado há poucos dias deu cartão vermelho ao decreto das armas, mas eu acredito que a Câmara vai reverter essa situação”, disse, aconselhando a população a pressionar os parlamentares. “Procure o seu deputado federal, porque eu estou dando esse direito a você via decreto, legalmente.”

A derrota de Bolsonaro com a medida foi imposta pelos senadores na terça (18), que aprovaram o parecer da CCJ por 47 votos contra 28. O texto segue para a Câmara, que pode derrubar a medida em definitivo.

O decreto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003), concedendo porte a 20 categorias profissionais e aumentando de 50 para 5 mil o número de munições que o proprietário de arma de fogo poderia comprar anualmente. “Eu fiz esse aumento, sim. Qual o problema? Nenhum”, disse Bolsonaro na live. “Minha intenção é dar o direito de legítima defesa a você, que mora no interior e tem sua propriedade privada.”

Redação com JP