19/06/2019

Site divulga mensagens entre Moro e procuradores da Lava Jato citando o ex-presidente FHC Site divulga mensagens entre Moro e procuradores da Lava Jato citando o ex-presidente FHC





Mais uma leva de mensagens foi divulgada pelo site de notícias militante de esquerda “The Intercept Brasil” na noite desta terça-feira (18). As conversas estão sendo publicadas a conta-gotas. Elas revelam supostas conversas (ainda não periciadas pelas autoridades) de procuradores do Ministério Público Federal com o então juiz da Lava Jato Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, e podem incluir, inclusive, políticos e jornalistas.

Segundo o site, elas fazem parte de um lote de arquivos “enviados por uma fonte anônima há algumas semanas”.

Nos trechos divulgados nesta terça, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é citado. De acordo com o “The Intercept”, Moro chamou o procurador da República e ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol em um chat privado e perguntou se as suspeitas contra o ex-presidente eram “sérias” e questionou se “tratava-se somente do Caixa 2 de 96”.

O procurador respondeu acreditar que a força-tarefa – por meio de seu braço em Brasília – propositalmente não considerou a prescrição do caso de FHC e o enviou ao Ministério Público Federal de São Paulo, segundo ele, “talvez para [o MPF] passar recado de imparcialidade”. Moro rebateu: “Acho questionável pois melindra alguém cujo apoio é importante”.

Antes de responder Moro, no entanto, Dallagnol encaminhou a dúvida para um chat chamado “Conexão Bsb-CWB”, no qual estavam procuradores das duas cidades. Conforme o “The Intercept”, ele recebeu uma resposta do promotor de Justiça Sérgio Bruno Cabral Fernandes dizendo que “a documentação foi encaminhada a São Paulo sem a análise sobre a prescrição”.

O “Caixa 2 de 96” foi a conhecimento público em 2017, graças à delação de Emílio Odebrecht, que afirmou que deu “ajuda de campanha” a FHC para as eleições vitoriosas de 1994 e 1998.

Redação com JP