18/06/2019

Deputados começam a discutir reforma da Previdência hoje Deputados começam a discutir reforma da Previdência hoje





Após a mobilização bem-sucedida de aliados ao governo para acelerar o andamento da reforma da Previdência, a comissão especial que analisa as mudanças no sistema de aposentadorias começa a discutir a proposta a partir das 9h desta terça-feira (18).

Até o momento, 115 deputados já estão inscritos para discursar, o que já soma mais de 24 horas de falas no colegiado.

Novas inscrições podem ser realizadas até o primeiro orador iniciar suas declarações na comissão especial. Os líderes, por sua vez, podem discursar por tempo proporcional ao tamanho de suas bancadas.

Na semana passada, o presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), não se comprometeu com uma data para a votação do parecer apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Ramos também declarou ter firmado um acordo com a oposição para a não obstrução nesta fase de debates. A base aliada do governo, por sua vez, garantiu que não vai forçar o encerramento da discussão da proposta.

O texto a ser discutido pelos deputados é o substitutivo à reforma do governo, apresentado por Samuel Moreira. Se aprovado da maneira como se encontra, o parecer deve gerar economia de cerca de R$ 915 bilhões em 10 anos.

Após ser revelado, o relatório de Moreira foi amplamente criticado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele afirmou que os deputados "abortaram" a reforma da Previdência e disse que com o texto será necessária outra reforma daqui a cinco ou seis anos.

Maia saiu em defesa de Moreira e rebateu as críticas de Guedes, ressaltando que o Parlamento está blindado das crises que são geradas pelo poder Executivo. Moreira, por sua vez, destacou que seu papel como relator é "construir consensos, e não alimentar intrigas".

Redação com Agências