31/05/2019

Rádio Globo demite Fernanda Gentil, Maju Coutinho e Adriane Galisteu Rádio Globo demite Fernanda Gentil, Maju Coutinho e Adriane Galisteu





O Grupo Globo demitiu Maju Coutinho, Fernanda Gentil e Adriane Galisteu da Rádio Globo. A empresa deve adotar, a partir de 15 de julho, uma programação com música popular, porém mantendo as transmissões de jogos e também o programa Globo Esportivo.

“Temos grande respeito e admiração por esses profissionais que estiveram com a Rádio Globo nesse projeto ao longo dos últimos dois anos. A maioria dos contratos estava já no período final, com término entre maio e junho, e alguns nomes foram generosos inclusive aceitando uma prorrogação por 30 dias para manter o programa até fim de junho. Os poucos que ainda tinham contrato vigente aceitaram em comum acordo pelo encerramento”, declarou o grupo.

Fala-se que a mudança tem muita relação com a baixa audiência da programação da Rádio Globo e que a emissora chegou a ficar em 26º lugar entre as rádios no ranking do Ibope.

Maju e Fernanda Gentil continuam na TV Globo.

As rádios Globo e CBN do Rio de Janeiro mudaram-se definitivamente para o prédio da Infoglobo, na Cidade Nova. As emissoras são agora 100% digitais – rádio Globo em 98,1 MHz e CBN em 92,5 MHz. A mudança oficial foi em 17 de Abril, e desde então os programas passaram a ser transmitidos dali.

Além dos estúdios da Cidade Nova, as rádios transmitem ainda alguns programas dos estúdios da TV Globo, em Jacarepaguá, no Rio, e no Brooklin Novo, em São Paulo. 

A rádio Globo (www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/radio-globo) completou 73 anos em 2018. Sua primeira sede foi na av. Rio Branco, próxima a um café onde os grandes compositores do Carnaval carioca se encontravam. Nos anos 1960, a emissora mudou para o prédio do jornal O Globo, na rua Irineu Marinho e, nessa época, alcançou a liderança da audiência, com base principalmente no esporte.


Nomes como Jorge Curi e João Saldanha consagraram a Rádio Globo

O sucesso motivou outra mudança, em 1972, para o endereço que se tornou tradicional, o prédio da rua do Russel, 434, na Glória. Ali a rádio Globo viveu seus melhores momentos, como a emissora mais importante da América Latina. 

Em 1991, foi fundada a CBN. Conforme a pesquisa do site Show do rádio, “com comunicadores que fizeram história e uma equipe esportiva de peso, a rádio [Globo] foi líder disparada no Ibope por mais de 40 anos”. Aos poucos, perdeu a liderança para a Rádio Tupi.

Desde 2.017 mudou seu público-alvo, que era popular e mais maduro, para gente jovem. Transformou, assim, sua programação, que acolheu, em vez dos comunicadores clássicos, os influenciadores, como os artistas da TV Globo. Não deu certo. Ouvintes do Brasil inteiro chegam a afirmar que "acabaram a Rádio Globo".

Redação com Agências