18/05/2019

Bispo que renunciou é investigado por extorsão e por acobertar abusos sexuais Bispo que renunciou é investigado por extorsão e por acobertar abusos sexuais





O bispo da Diocese de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, que teve o pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco, nesta sexta-feira, 17, é investigado em inquéritos da Polícia Civil por suposta prática de extorsões contra padres e de enriquecimento ilícito. Ele também é alvo de investigação da polícia e da Igreja por suposto acobertamento de abusos sexuais que teriam sido cometidos por um padre. A defesa do bispo afirma que ele é acusado injustamente. Dom Vilson foi procurado, mas não falou com a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Até ontem, quando entregou a arquidiocese de Limeira ao administrador apostólico nomeado pelo papa, o bispo não tinha se tornado réu em nenhum dos casos, mas um dos inquéritos já foi enviado para o Ministério Público.

Bispo de Limeira pediu renúncia ao Papa Francisco — Foto: Reprodução/EPTV

A apuração da delegacia seccional da Polícia Civil em Limeira, com mais de 300 páginas de depoimentos e documentos, envolve denúncias de extorsão e suposto enriquecimento ilícito. Conforme o MP-SP, a promotoria de Justiça de Limeira recebeu a conclusão do inquérito policial no último dia 12. O caso retornou para a delegacia no dia 24 de abril para cumprimento de novas diligências. As investigações estão sob sigilo.

Redação com AE