18/05/2019

Recuperação econômica é a mais lenta da história brasileira Recuperação econômica é a mais lenta da história brasileira






Os indicadores de desempenho da economia brasileira publicados nos últimos dias confirmam que o país passa pela recuperação mais lenta da história, dois anos após ter saído da pior recessão.

O Monitor do PIB (Produto Interno Bruto) da Fundação Getulio Vargas, divulgado na sexta-feira (17), mostra retração de 0,1% da economia no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao último trimestre do ano passado.

O indicador oficial, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das contas nacionais no primeiro trimestre sairá no próximo dia 30.

Antes disso, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia do PIB, mostrou crescimento modesto, de 0,68% no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2018.

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) também não fez previsões otimistas em relação ao desempenho econômico no começo deste ano, na ata de sua última reunião, em 7 e 8 de maio.

"Os indicadores disponíveis sugerem probabilidade relevante de que o PIB tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior, após considerados os padrões sazonais", diz um trecho do documento.

Redação com Agências