10/05/2019

Entenda por que o amianto pode causar câncer e doença respiratória Entenda por que o amianto pode causar câncer e doença respiratória





A extração do amianto, um mineral à base de fibras, está proibida em 55 países, entre ele o Brasil. Matéria-prima utilizada na fabricação de telhas e caixas d'água, é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e "reconhecidamente cancerígena para seres humanos" pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer).

No entanto, quatro senadores - Davi Acolumbre (DEM), Vanderlan Cardoso (PP), Luis do Carmo (MDB) e Chico Rodrigues (DEM) - se manifestaram recentemente a favor da volta da produção da matéria-prima no país.

Em um vídeo veiculado pela TV Senado, eles visitam uma mineradora e uma produtora de amianto em Goiás.

A oncologista Clarissa Baldotto, diretora da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), explica que o amianto está relacionado a vários tipos de câncer, principalmente de pulmão, laringe e ovário.

"Existe um tipo de câncer que é tipicamente associado ao amianto, que é o mesotelioma, um câncer da pleura, que é a pele que fica em volta do pulmão, e do peritônio, localizado no abdôme. É muito grave e de alta mortalidade. Esse tumor é considerado uma doença ocupacional. A pessoa que tem geralmente trabalhou com amianto", afirma.

As maiores vítimas são as pessoas que trabalham com a matéria-prima. O risco de câncer ocorre quando as fibras do amianto ficam suspensas no ar. Isso pode ocorrer em fábricas, minas, quando o material é quebrado ou desgastado.

Além do câncer, o amianto provoca doenças respiratórias graves, como a asbestose, um problema sem cura causado especialmente pelo mineral, caracterizada por inflamação e fibrose nos pulmões. Os sintomas são falta de ar, cansaço e dor nas costas.  

Redação com R-7