09/05/2019

Ninguém vai cortar recursos da Educação por maldade, diz Bolsonaro Ninguém vai cortar recursos da Educação por maldade, diz Bolsonaro





O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta quarta-feira, 8, que não cortou recursos da educação “por maldade”. O presidente justificou o corte de 30% nas instituições federais por dificuldades financeiras do governo: “Ninguém vai cortar recursos da educação por maldade”.

“Herdamos uma dívida muito grande de outros governos. O Brasil está em situação difícil quando se fala em economia, em dinheiro”, disse o presidente a crianças da comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO), com quem conversou por videoconferência.

Bolsonaro respondeu a um aluno que o perguntou, orientado por professores, se investiria mais recursos na educação. Primeiro, o presidente disse que “ninguém cortou 30% da educação”, mas foi advertido pelo ministro da área, Abraham Weintraub, de que houve um contingenciamento no MEC. O presidente, então, afirmou que, na linguagem popular, “contingenciamento é corte”. “É que não temos como pagar as dívidas que o Brasil tem, por isso esse contingenciamento”, afirmou o presidente.

Bolsonaro voltou a tratar o corte como um remanejamento de verbas. Ele disse que a propriedade é o ensino básico. “Estamos pegando dinheiro de uma área e colocando para outra”, disse o presidente. Já o ministro sinalizou que o corte poderá ser revertido no segundo semestre e disse que a quantia chega a 5% do orçamento do MEC. “A gente está segurando, a gente não está cortando, 5% do orçamento para o segundo semestre”, disse.

Satélite

A videoconferência com estudantes foi realizada para dar visibilidade ao programa de internet nas escolas, via satélite, que atingiu 1 milhão de estudantes e 3.150 escolas. O presidente conversou com alunos quilombolas da Escola Calunga 1, na zona rural de Cavalcante (GO).

Redação com IstoÉ