08/05/2019

Assembleia debate principais demandas da saúde da mulher na Paraíba Assembleia debate principais demandas da saúde da mulher na Paraíba





A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (7), a 2ª reunião do “Mulheres no Parlamento”, que teve como tema a saúde da mulher. O evento, de iniciativa da deputada Pollyanna Dutra (PSB), pretende formar uma pauta com as principais carências das mulheres da Paraíba na área da saúde e elaborar um documento para converter as propostas em projetos de Lei direcionados ao público feminino.

 De acordo com Pollyanna, o objetivo da reunião é qualificar o debate sobre temas que são relevantes para a mulher paraibana no Parlamento. “A gente fez a primeira reunião com todas as parlamentares no âmbito estadual e federal e lá foram discutidos vários temas, de modo muito sistêmico. Então, nós combinamos que as próximas reuniões seriam por tema e essa seria de saúde pública, que é algo que nos incomoda muito”, declarou.

 A deputada Camila Toscano (PSDB) ressaltou a importância da adesão de todos os deputados para as demandas das mulheres. “Nós temos que abrir essa Casa para debater os problemas das mulheres paraibanas. E a saúde é, sem dúvida nenhuma, um problema de toda a Paraíba, mas porque não trazer um pouco desse olhar voltado para a mulher? O que me deixa alegre é ver colegas deputados querendo participar. É muito importante, porque nós temos que ter a participação e união de todos da bancada”, afirmou.

 Para a deputada Doutora Paula (PP), que parabenizou a iniciativa, o Parlamento também tem responsabilidade na criação de políticas de saúde pública para a mulher. “A questão da saúde pública deve ser tratada com muita seriedade, porque hoje o que mais se encontra são as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, clamídia e o HPV, considerado o precursor do câncer do colo de útero”, explicou.

 Já o ginecologista e obstetra Eduardo Fonseca observou que o evento deve trazer avanços para a legislação paraibana relacionada às mulheres. “Para mim, é um prazer enorme estar aqui discutindo a saúde da mulher e vendo nascer uma rede de parlamentares sem viés ideológico lutando pela mulher. Portanto, acho que isso vai servir de modelo para o Brasil e a gente vai poder formular ou corrigir leis no sentido de ofertar à mulher uma melhor saúde, o que consequentemente acaba melhorando a saúde de toda a sociedade”, destacou.

 Também participaram da reunião os deputados estaduais Anderson Monteiro (PSC), Cabo Gilberto Silva (PSL), Chió (Rede) e Wallber Virgolino (PSL); a prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally; a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; e a especialista em Saúde da Família, geriatra Morgana Pimentel.

Redação com assessoria