09/04/2019

Empresas aéreas vão barrar mala de mão que exceda os padrões Empresas aéreas vão barrar mala de mão que exceda os padrões





As companhias aéreas brasileiras vão começar amanhã a fiscalizar com mais rigor o tamanho das malas de bordo. Os primeiros aeroportos serão os de Brasília (DF), Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba (PR), Natal (RN) e Viracopos, em Campinas (SP). 

Nos próximos dias, serão incluídos outros, como os de São Paulo e Rio. As aéreas alegam que, desde o início da cobrança da bagagem despachada, muitas pessoas passaram a levar malas maiores a bordo. 

Sem espaço suficiente para todas as malas dentro da cabine de passageiros, algumas delas precisam ser transferidas de última hora para o porão do avião, causando confusões e até atrasos em voos.

Fiscalização será feita antes do raio-x 

"O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros", afirmou a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). 

Coordenada pela Abear, a fiscalização será feita antes de o passageiro entrar na área de raio-x para o embarque. 

A Abear deverá usar uma caixa que servirá como gabarito para identificar se as malas estão dentro dos padrões. Saiba o tamanho máximo das bagagens de mão A associação utilizará uma caixa única para todas as companhias aéreas, já que Gol, Latam, Azul e Avianca passaram a adotar o mesmo padrão de tamanho para as malas de mão.

As bagagens podem ter 35 centímetros de largura, 25 centímetros de profundidade e 55 centímetros de altura. Segundo a Abear, essas dimensões seguem os padrões internacionais da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Redação com Blog todos a bordo