27/03/2019

Educação: Presidente diz que as coisas não estão dando certo;Globonews noticia demissão de Vélez Educação: Presidente diz que as coisas não estão dando certo;Globonews noticia demissão de Vélez






Em entrevista a José Luiz Datena, transmitida na Band, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que há problemas no Ministério da Educação. “Temos que resolver a questão. Vamos ter mais uma conversa com o atual ministro e vamos ter que decidir a questão da Educação, porque, realmente, não estão dando certo as coisas lá”, afirmou.

Bolsonaro ressaltou que a pasta é uma das mais importantes. “O que a gente quer é que a garotada no ensino fundamental aprenda física, química, matemática e biologia”, destacou. 

“Agora, tem que ter poder de comando e indicar pessoas corretas para que isso chegue no final da linha. É um ministério dos mais aparelhados que tem. É dificuldade para tudo que é lado”, disse.

Nos primeiro 85 dias de gestão, a pasta da educação exonerou 15 funcionários. Os projetos para a educação do país estão parados e sem perspectiva de retomada. Um dos demitidos foi o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues. De acordo com Vélez, a demissão decorreu de uma suposta “puxada de tapete” feita pelo então presidente do instituto.

Diante disso, o ministro resolveu cancelar a portaria que adiava para 2021 a avaliação de alfabetização que seria feita em 2019 com estudantes brasileiros. Vélez entendeu que a medida precisava ser mais debatida pela equipe. Em resposta, a secretária de educação básica do MEC, Tania Leme de Almeida, pediu demissão. 

Agora à noite, no Jornal Em Pauta,da Globonews, a comentarista Eliane Cantanhêde afirmou que uma fonte sua havia garantido que Vélez não é mais ministro. O que deve ser confirmado durante a noite ou madrugada.

Redação com CB