23/03/2019

João Azevêdo reforça compromisso de normalizar em até 72h abastecimento d’água em Campina Grande João Azevêdo reforça compromisso de normalizar em até 72h abastecimento d’água em Campina Grande





O governador João Azevêdo anunciou, ontem durante entrevista coletiva à imprensa, em Campina Grande, o compromisso do Governo do Estado de normalizar o abastecimento d’água na Rainha da Borborema e região nas próximas 72 horas. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também destacou o esforço da gestão para recuperar, em sete dias, o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gravatá, que teve seu funcionamento suspenso por completo desde a noite da última sexta-feira (15), por causa de uma pane elétrica que avariou equipamentos, quadros de comando e todo o sistema elétrico do local.

A vice-governadora Lígia Feliciano; o senador Veneziano Vital do Rêgo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; prefeito; vereadores e auxiliares da gestão acompanharam o governador na coletiva de imprensa realizada na Gerência Regional da Borborema.

Investigação 

Durante a coletiva, o governador João Azevêdo anunciou a contratação de uma consultoria externa para auxiliar os trabalhos da Cagepa, das Polícias Civil e Militar na elaboração de um relatório para investigar as motivações do acidente que destruiu quatro transformadores e quadros de comando da Estação de Gravatá. “Instauramos um processo de investigação para identificar o que realmente aconteceu na subestação. Esse é um caso único no Brasil; em nenhum local uma subestação como aquela, com a proteção que tem, registrou um acidente como esse. Nos cabe apurar, com muita responsabilidade, o que realmente aconteceu lá”, acrescentou.

Carros-pipa- Na última quarta-feira (20), o governador João Azevêdo autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa para atender o município de Campina Grande até que o sistema de abastecimento de água consiga operar normalmente.

O desabastecimento em Campina Grande, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Barra de Santana, Caturité e Queimadas teria sido causado por um curto-circuito que impediu por completo o funcionamento Estação de Tratamento de Gravatá, provocando um prejuízo inicial de R$ 4 milhões. 

Redação com SECOM/PB