23/03/2019

Campina Grande é destaque em congresso mundial de cidades inteligentes Campina Grande é destaque em congresso mundial de cidades inteligentes





Convidado como palestrante, prefeito Romero Rodrigues ressalta avanços do Programa Minha Árvore 

Aumentar o índice de arborização urbana, sensibilizar a comunidade escolar através da educação ambiental e envolver a sociedade em geral de maneira efetiva no projeto.

Foram esses os pontos principais apresentados pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ao ministrar palestra, como convidado do evento, sobre o Programa Minha Árvore no II Congresso Mundial Smart City Expo, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira, 22.

Esta foi a segunda vez em menos de dez dias que o gestor participa de evento internacional para apresentar programas e cases de sucesso na implementação de políticas públicas no município.

Na semana passada, Romero participou do Seminário Internacional da Primeira Infância, em Brasília, onde palestrou sobre os programas Criança Feliz e Centro Dia, que funcionam em Campina em forma de parceria com o Governo Federal. 

“É muito importante participar de um evento como esse, que reúne mais de 6 mil profissionais e especialistas do Brasil e do exterior, das mais diversas áreas, para apresentar, discutir e conhecer projetos e soluções para cidades inteligentes", destacou Romero. No caso do nosso Minha Árvore, que esteve acompanhado da engenheira Denise Sena, coordenadora de Meio Ambiente de Campina Grande, e do ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima.

Em sua palestra, que durou cerca de 20 minutos, Romero explicou passo a passo os objetivos, a metodologia e a execução do Programa Minha Árvore, que tem envolvido a convergência de políticas públicas na educação, saúde e no meio ambiente.

De 2014, ano em que foi lançado, até então, o Minha Árvore já plantou mais de 36,5 mil mudas, sejam ornamentais ou frutíferas, em escolas, praças, áreas verdes e bairros de todas as regiões da cidade.

PED 2035

O prefeito de Campina Grande também aproveitou a oportunidade para destacar o Plano Estratégico de Desenvolvimento - Campina Grande 2035.

Romero lembrou que o município foi o primeiro do País a possuir uma determinação legislativa para o cumprimento de um Plano Estratégico de longo prazo.

O plano foi aprovado por unanimidade, há cerca de um ano, pelos vereadores de Campina Grande, que apreciaram o Projeto de Lei elaborado pela Prefeitura.

Em síntese, conforme apresentou o prefeito, o PED Campina 2035 estabelece metas que devem ser executadas pela administração municipal em todas as áreas da cidade, garantindo qualidade de vida à população com um planejamento inovador, fortalecendo o controle social e jurídico.

Redação com CODECOM/PMCG