23/03/2019

PERIGO! Barragem na cidade de Barão de Cocais está em risco máximo de rompimento PERIGO! Barragem na cidade de Barão de Cocais está em risco máximo de rompimento





Uma barragem da Vale da cidade de Barão de Cocais (MG) entrou no estágio máximo de risco de rompimento na noite de ontem. Sirenes foram acionadas no local pela segunda vez em menos de um mês. Retirados da área de risco, os moradores já haviam passado pelo mesmo processo em 8 de fevereiro.

A barragem é a montante, mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho em 25 de janeiro, desastre que deixou pelo menos 210 mortos e cerca de cem desaparecidos.

A informação do aumento do risco foi dada pela Prefeitura da cidade. O anúncio foi postado na conta oficial do governo municipal no Facebook.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o aumento do estágio 2 para o 3 significa que a barragem estava com “resultados não controlados” e entrou em “situação iminente de rompimento”.

Em entrevista à imprensa na noite desta 6ª, a Defesa Civil de Minas Gerais afirmou que seguia para a cidade com reforço de sete guarnições da tropa de choque. Em caso de rompimento, os agentes estarão prontos para evacuar uma área secundária onde ficam cerca de três mil casas. Até a próxima segunda feira, será feito um treinamento de evacuação com os moradores.

Redação com Poder 360