22/03/2019

Preso na Lava Jato, Moreira Franco foi mestre nas intrigas do poder Preso na Lava Jato, Moreira Franco foi mestre nas intrigas do poder





Apelidado de gato angorá e anjo mau, político esteve próximos de todos os presidentes desde José Sarney e articulou impeachment de Dima Rousseff


Chamado por Leonel Brizola de gato angorá por causa cabelos brancos e  sempre aderir ao poder, como o “bichano” que passa de colo em colo, Moreira Franco também recebeu o apelido de anjo mau, mas na verdade foi sempre um camaleão na vida política.

Teve status de ministro no governo de Michel Temer depois de ser um dos articuladores do impeachment de Dilma Rousseff. E também foi ministro de petista, que ajudou a derrubar do poder, além de ter assessorado Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi casado com a neta de Getúlio Vargas, Celina Vargas do Amaral Peixoto, e por isso na década de 1980 também ficou conhecido como o “genro do genro”. A união durou com Celina durou até 1989.

Hoje, Moreira Franco é casado com a sogra do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Foi governador do Rio de Janeiro, prefeito de Niterói, três vezes deputado federal, vice-presidente da Caixa Econômica Federal e ocupou secretarias importantes.

Moreira Franco   nasceu em 19 de outubro em Teresina (PI) e mudou-se ainda criança com a família para o Rio de Janeiro.

Começou na política estudantil aos 15 anos, quando o presidente era Juscelino Kubitschek.

Depois do golpe militar de 1964, o estudante de sociologia da PUC integrou a Ação Popular, grupo de resistência ao regime.

Foi preso em 1967, acusado de subversão política. Entrou no MDB em 1972 e eleito deputado em 1974. Em 1979 foi para a Arena, partido que apoiava a ditadura.

Com o fim do regime e a ida do PMDB ao poder com José Sarney assumindo a presidência da República após a morte de Tancredo Neves, decidiu mudar de lado e voltou a ser peemedebista, legenda em que permanece até hoje e que voltou a ser MDB.

Temer, o grande amigo

A amizade de Moreira Franco com Michel Temer começou em 1995, quando atuou na campanha do ex-presidente para a liderança do PMDB. A proximidade era tanta que Moreira Franco foi apontado como o grande conspirador contra Dilma Rousseff antes e durante o processo de impeachment da petista. Sempre negou a acusação. “O PMDB não trai nunca”, disse.

Também teria sido Moreira Franco o autor da famosa carta de Michel Temer a Dilma Rousseff, em que dizia ser um “vice-decorativo” O político sempre negou ter sido o ghost-writer.

Com Temer no poder, assumiu a Secretaria-Geral da Presidência.

Em dezembro de 2014, Moreira Franco disse em um evento no Rio de Janeiro que a Lava Jato iria trazer "profundas consequências na governança e na gestão da  Petrobras".

Moreira Franco pareceu antever o que aconteceria com a estatal do petróleo, só não imaginou que tudo acabaria com a sua prisão. Agora, resta saber se o velho político conseguirá usar tudo o que aprendeu como gato angorá, anjo mau e camaleão para sair da cadeia.

Redação com a Coluna do Fraga do R-7