19/03/2019

Bolsonaro não descarta apoiar possível intervenção dos EUA na Venezuela Bolsonaro não descarta apoiar possível intervenção dos EUA na Venezuela





No início do esperado encontro com o presidente Jair Bolsonaro na Casa Branca, nesta terça-feira,  Donald Trump confirmou que a Venezuela será um dos temas centrais da conversa dos dois e disse que discutirá 'todas as opções' com o brasileiro. Questionado pelos jornalistas presentes, Trump também confirmou  que apoiará a entrada do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em uma breve sessão de perguntas de jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, onde todos os líderes estrangeiros em visita oficial aos Estados Unidos são recebidos, Trump reiterou que, para o governo americano, "todas as opções" estão na mesa na Venezuela:

— Eu sei exatamente o que quero que aconteça na Venezuela, nós temos opções diferentes sobre a Venezuela, vamos conversar sobre elas. Todas as opções estão na mesa. É uma vergonha o que está acontecendo na Venezuela, toda a crise e fome, vamos falar sobre isso em profundidade.

Questionado sobre o eventual apoio do Brasil a uma intervenção militar, o americano respondeu:

— Nós temos que discutir isso.

Elogiando a campanha de Bolsonaro, Trump destacou que os dois países nunca estiveram tão próximos quanto agora.

— A campanha dele foi incrível. Algumas pessoas disseram que lembraram da nossa campanha quando pensaram na campanha dele.

Ele afirmou que a aliança com o Brasil nunca foi tão grande.

— Temos uma grande aliança com o Brasil, a maior que já tivemos.

Trump se esquivou ao ser questionado sobre o que os Estados Unidos dariam ao Brasil em troca do fim da exigência de vistos para americanos e do acordo para o uso da Base Espacial de Alcântara, no Maranhão.  

Redação com o Globo