18/03/2019

Barragem embargada no Ceará Barragem embargada no Ceará





A Agência Nacional de Águas (ANA) informou neste domingo (17) o embargo provisório da barragem Granjeiro, em Ubajara (CE), da Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba. De acordo com o órgão a penalidade vice pressionar por medidas imediatas de segurança para minimizar os riscos de rompimento da estrutura.

De acordo com a ANA, 15 famílias que vivem no vale a abaixo da barragem e podem ser atingidas em caso de rompimento da estrutura. O órgão informa que já foram realizadas algumas providências.

"Medidas de contenção da erosão já foram concluídas e agora está em andamento escavação de canal ao lado da barragem para liberação controlada de água e redução do armazenamento. Por precaução, a ANA recomendou a evacuação da população residente no vale a jusante , o que foi executado pela defesa civil estadual na noite de ontem, 16 de março", cita a ANA em trecho do comunicado 

A companhia está proibida de operar na barragem até que seja garantida a segurança da estrutura. A erosão foi localizada no último dia doze.

O governo intensificou o monitoramento de barragens de risco desde o rompimento em Brumadinho (MG), em empreendimento da mineradora Vale. A tragédia deixou 203 mortos.

Redação com Destak

Imposto de Renda é com a ASCONF / 3341-3727