07/05/2017

Segundo turno na França terá 50 mil policiais após ataque hacker. Segundo turno na França terá 50 mil policiais após ataque hacker.




O segundo turno das eleições presidenciais da França já começou neste sábado (6) nos territórios ultramarinos e também para cidadãos franceses que estão no continente americano. Enquanto isso, na França, o clima é marcado pelas repercussões do ataque hacker que levou ao vazamento de milhares de documentos da campanha do candidato Emmanuel Macron e também pela preocupação com a segurança do país neste domingo, quando os franceses vão às urnas.

Mais de 50 mil policiais e gendarmes, agentes subordinados ao Ministério da Defesa francês, trabalharão na segurança. Eles também terão o apoio de 7 mil militares mobilizados para a operação antiterrorista Sentinelle e de guardas municipais.

De acordo com o Ministério do Interior, a mobilização será semelhante à feita no primeiro turno, em 23 de abril. Na ocasião, nenhum incidente importante foi registrado. Mas a detenção de um homem radicalizado que pretendia atacar uma base militar na Normandia, nesta sexta-feira, colocou as forças de segurança em estado de alerta máximo.

Em Paris

Na capital francesa, os 896 colégios eleitorais serão vigiados por agentes municipais e seguranças particulares, das 7h às 23h (horário local), explicou o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard, à emissora "BFMTV". Eles se somarão aos 12 mil policiais e militares mobilizados em Paris, sendo 5 mil dedicados integralmente a garantir a segurança das votações e a ordem pública.

A principal preocupação, no momento, é com as comemorações que podem ocorrer após os resultados. O local ainda não foi anunciado oficialmente, mas equipes de segurança também serão enviadas para lá.


Redação com Agências.