22/02/2019

Venezuela fecha fronteira com o Brasil Venezuela fecha fronteira com o Brasil





A fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada na noite de ontem por ordem de Nicolás Maduro. O bloqueio entre os dois países foi às 21h de Brasília e ocorreu do lado venezuelano.

Grupos de venezuelanos que cruzaram a fronteira antes das 20h (horário local, 21h em Brasília) foram informados pela Guarda Venezuelana de que não poderiam retornar após o horário definido por Maduro.

Até às 21h29 o fluxo ainda era liberado para pedestres, no entanto, a passagem de veículos era proibida. Guardas venezuelanos colocaram cones no meio da pista a poucos metros do primeiro ponto de fiscalização no país.

O presidente venezuelano determinou o fechamento para tentar barrar a ajuda humanitária oferecida pelos EUA e por países vizinhos, incluindo o Brasil, após pedido do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó. Maduro vê a oferta dessa ajuda como uma interferência externa na política do país.

Durante a tarde de ontem, após o anúncio do fechamento, venezuelanos correram para Pacaraima, cidade brasileira na fronteira, para comprar estoques de mantimentos. Um comerciante da região relatou aumento de 30% no movimento em relação a “dias comuns”.

Redação com G1-SP


Imposto de Renda é com a ASCONF - 3341-3727