19/02/2019

Romero diz que vai ouvir TCE antes de se posicionar sobre empresa que organiza o São João Romero diz que vai ouvir TCE antes de se posicionar sobre empresa que organiza o São João





O prefeito de Campina Grande,Romero Rodrigues (PSDB), deu entrevista  hoje e afirmou que desde o início de sua gestão, não recebeu nenhum recurso do Ministério do Turismo e está tranquilo com relação às investigações da Operação Fantoche, deflagrada pela Polícia Federal, e que prendeu o dono da empresa Aliança Comunicação, que gere a festa do Maior São João desde 2017.

Com relação à empresa Aliança, Romero frisou que a escolha da empresa para coordenar o São João foi feita dentro da maior transparência possível, dentro dos moldes recomendados pelo TCE,  com processo licitatório. Qualquer posição sobre a Aliança, ele vai tomar após ouvir o TCE, na próxima semana após voltar de viagem.

Romero lembrou que esse tipo de recurso do Ministério do Turismo deu problema na gestão de centenas de municípios brasileiros.

“Por isso rejeitamos receber esse tipo de recurso, porque era questionado em muitos municípios”, afirmou ele repetindo que as denúncias “não tem vinculação” com o evento de Campina.


Eis a nota divulgada pela PMCG


NOTA

Diante das notícias relativas às investigações envolvendo a Empresa Aliança Comunicação e Cultura, na manhã desta terça-feira, 19, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vem a público esclarecer os seguintes pontos:


1) Nada, absolutamente nada, em relação às investigações da Operação Fantoche, diz respeito ao Município de Campina Grande, à Prefeitura ou ao seu maior evento, o Maior São João do Mundo. Pelo que está exposto, até o momento, as apurações em curso estão relacionadas a um suposto envolvimento da Aliança Comunicação e Cultura – que venceu a licitação para captar e gerir a festa junina de Campina – com supostos projetos do Sistema S junto ao Ministério do Turismo, no período de 2002 a 2010.


2) Nos seis anos da atual gestão do prefeito Romero Rodrigues, a Prefeitura de Campina Grande nunca recebeu um só centavo proveniente do Ministério do Turismo para bancar ou apoiar quaisquer projetos, de qualquer natureza, de interesse do Município.


3) A Prefeitura de Campina Grande reafirma sua plena convicção de que o atual modelo de Parceria Público Privada (PPP) adotado, desde 2017, para captar recursos e gerir o Maior São João do Mundo é o mais eficiente na obtenção dos resultados e no uso mais racional dos recursos públicos, levando-se em conta que os cofres municipais deixam de bancar despesas na ordem de R$ 10 milhões por cada edição do evento, limitando-se a uma responsabilidade contratual de apenas R$, 2,9 milhões.


4) Qualquer decisão a respeito do contrato entre o Município e a empresa Aliança Comunicação e Cultura, no tocante ao Maior São Joao do Mundo 2019, só deverá ser adotada e anunciada pelo prefeito Romero Rodrigues, ao longo da próxima semana, quando de seu retorno da licença que está gozando desde esta última segunda-feira, 18.


5) A Prefeitura, por fim, renova sua fé na capacidade de superação do povo de Campina Grande diante das adversidades, como já demonstrou em diversas oportunidades, mantendo no mesmo alto nível a organização, promocão e divulgação de sua maior festa, que há três décadas marca o calendário turístico nacional, tornando-se, com mérito, maior símbolo da identidade e do orgulho do Nordeste e de suas raizes culturais.

Redação com CODECOM/PMCG