13/02/2019

Estado realiza abertura do ano letivo 2019 em João Pessoa e Campina Grande Estado realiza abertura do ano letivo 2019 em João Pessoa e Campina Grande





A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, na tarde dessa segunda-feira (11), em João Pessoa, e ontem (12), em Campina Grande, a abertura oficial do ano letivo de 2019. Na capital, o evento aconteceu no auditório da Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano, e em Campina, na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior. Na ocasião, foram entregues fardamento, kits com material escolar e do SeLigaNoEnemPB, aula show do SeLiga, além de lançamento de três editais: os dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor e do SeLigaNoEnemPB para alunos egressos.  

Os eventos contaram com a presença do secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, e dos secretários executivos Cláudio Furtado, Arthur Viana e Giovanna Marques. Também participaram o Conselho Estadual de Educação da Paraíba, gerentes regionais, gestores, professores e alunos da Rede Estadual.

O objetivo dos eventos, que também aconteceram simultaneamente nas 14 Gerências Regionais de Educação, foi recepcionar os alunos, professores e gestores da Rede Estadual, anunciando os novos projetos da pasta para 2019.

O secretário Aléssio Trindade ressaltou os programas que transformaram a educação pública da Paraíba e destacou que este ano dará continuidade com novos projetos para elevar o ensino, dando oportunidades para os alunos de inserção no mercado de trabalho e na universidade. “Durante o governo anterior, vimos o crescimento e a mudança na educação da Paraíba. Este ano daremos continuidade à política pública da nova Paraíba, que é a política da realização. Com a junção da pasta da Educação com a Ciência e Tecnologia teremos mais iniciação científica para estudantes e professores, dentre outros projetos, e consequentemente teremos mais resultados positivos”, falou.

Ana Clara Lourenço, estudante do primeiro ano do Liceu Paraibano, ficou feliz e surpresa pela forma que foi recebida na escola. “Pensei que hoje viria para a escola e seria um dia normal de aula com a apresentação dos professores. E quando cheguei aqui, fui recebida com animação, abraço e carinho de outros colegas, essa atitude me fez gostar da escola e motivou a estudar”, contou.  

Editais 

Na ocasião foram lançados três editais: os dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor e do SeLigaNoEnemPB para alunos egressos. Os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor são uma iniciativa do Governo do Estado que consistem no fomento, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e de aprendizagem.

Em 2018, 212 professores receberam as duas premiações que garantiram o 14º e 15º salários. O total de investimento do Governo de Estado nas premiações em 2018 ano foi de R$ 9.185.441,34.

O edital do ‘SeLigaNoEnemPB Egressos’ é voltado para seleção de alunos egressos da Rede Estadual para participação nas aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio. São 1.050 vagas na modalidade EAD e 720 na modalidade presencial.

Redação com SECOM/PB