08/02/2019

Moradores de Barão de Cocais (MG) são evacuados por causa de barragem Moradores de Barão de Cocais (MG) são evacuados por causa de barragem





Cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, em Barão de Cocais (MG), tiveram que deixar suas casas na madrugada de hoje por causa da barragem Sul Superior da mina Congo Soco. 

O plano de emergência foi acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e houve toque de sirenes para avisar a população. 

A mineradora afirma que deu início ao nível 1 de seu Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração e que a medida é preventiva, tomada após uma consultoria internacional, a Walm, negar a Declaração de Estabilidade à estrutura da mina Congo Soco.

Em entrevista à rádio BandNews FM, o prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos, disse que a barragem está desativada e não se rompeu. Informou que as pessoas foram levadas para escolas e um ginásio poliesportivo, onde ficarão acomodadas temporariamente. 

A ação ocorre exatamente duas semanas depois do vazamento da barragem da Vale em Brumadinho, que fica a cerca de 140 km de Barão de Cocais.

Em nota, a mineradora disse que está intensificando as inspeções na barragem, que será implantado "equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura" e que "está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10)".

Redação com UOL