06/02/2019

Senado definiu nova Mesa Diretora Senado definiu nova Mesa Diretora





Quatro dias após a tumultuada eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) à Presidência do Senado, o plenário da Casa elegeu nesta quarta-feira (6) os outros seis membros que vão compor a Mesa Diretora para o biênio 2019-2010, além de quatro suplentes.Um dos postos será ocupado por Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Dentre os 81 senadores, 72 votaram a favor da chapa e apenas dois contra. Outros três se abstiveram e quatro faltaram à eleição.

Antes de proclamar o resultado, Alcolumbre disse que estabeleceu o"entendimento e o diálogo" como pontos de partida para a condução dos trabalhos no Senado e agradeceu a todos os líderes partidários. 

A escolha foi feita após um acordo de líderes partidária, que indicaram uma chapa única. 

A votação, secreta, ocorreu pelo sistema eletrônico, diferentemente do pleito para o comando da Casa, realizado mediante cédulas preenchidas manualmente no último sábado (2). Cada posto será ocupado por um integrante de um partido diferente.


A Mesa ficou assim:


1º vice-presidente: Antonio Anastasia (PSDB-MG) 

2º vice-presidente: Lasier Martins (Podemos-RS) 

1º secretário: Sérgio Petecão (PSD-AC) 

2º secretário: Eduardo Gomes (MDB-TO) 

3º secretário: Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) 

4º secretário: Luis Carlos Heinze (PP-RS).


1º suplente: Marcos do Val (PPS-ES) 

2º suplente: Weverton Rocha (PDT-MA) 

3º suplente: Jaques Wagner (PT-BA) 

4º suplente: Leila Barros (PSB-DF)


Segundo o regimento interno do Senado, os secretários cuidam de serviços administrativos (1º), como registro e assinatura atas de sessões secretas (caso do 2º secretário), realização de chamada de votos e auxílio na apuração de eleições (3º e 4º secretários)

Redação com UOL