27/01/2019

Brumadinho tem risco iminente de novo rompimento; comunidades são evacuadas Brumadinho tem risco iminente de novo rompimento; comunidades são evacuadas





O Corpo de Bombeiros afirmou,hoje cedo, que existe "risco iminente" de rompimento de outra barragem em Brumadinho (MG). Por volta das 8h, equipes faziam a evacuação das comunidades Córrego do Feijão e Tejuco, que ficam próximas à barragem 6, também pertencente à Vale.

Segundo o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, a barragem possui água e fica próxima à que cedeu na sexta-feira (25). Ela estava sendo drenada pela Vale para evitar uma nova ruptura desde a noite de sábado, quando as buscas foram interrompidas. O monitoramento está sendo feito a cada uma hora, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Medidores de estabilidade, porém, teriam apresentado alterações, e sirenes foram acionadas a partir das 5h30 para alertar a população. A região que está sendo evacuada tem cerca de 25 casas. Os moradores do bairro Parque das Cachoeiras foram levados para áreas mais altas dentro da própria comunidade --a medida está prevista no plano de emergência de barragens.

As buscas a vítimas do rompimento da barragem tinham sido interrompidas às 20h deste sábado, por medida de segurança, justamente para a drenagem. A operação seria retomada às 4h deste domingo, mas as buscas foram adiadas, já que as equipes estão priorizando a retirada das famílias na área de risco.

Redação com UOL