25/01/2019

Bombeiros: Três barragens romperam, e pode haver de 200 a 300 desaparecidos Bombeiros: Três barragens romperam, e pode haver de 200 a 300 desaparecidos





O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou no final da tarde que foram três, e não apenas uma, barragens da mineradora Vale que se romperam no final desta manhã em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, espalhando lama pela cidade. Segundo a corporação, o número de desparecidos e possíveis vítimas é estimado entre 200 e 300 pessoas. Até o momento, não há informações oficiais sobre mortos.

Em entrevista à Globo News, o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que o rompimento da primeira barragem acabou sobrecarregando as outras duas, que romperam em seguida.

Aihara também afirmou que o número de vítimas fatais pelo acidente pode superar a quantidade de mortos de Mariana, onde uma barragem da Samarco se rompeu há três anos e dois meses. "Infelizmente, [o número de mortos] pode superar a quantidade de vítimas fatais de Mariana", disse. 

Ele justificou a previsão pelo fato de o rompimento de Brumadinho acontecer em uma área com maior concentração de pessoas.

De acordo com os Bombeiros, o número de desaparecidos foi calculado considerando a informação de que 100 funcionários da Vale estariam em uma área próxima ao local, além de considerar a capacidade máxima de restaurantes e estabelecimentos comerciais da região atingida pelos rejeitos.

Redação com UOL