25/01/2019

Preocupado com a Venezuela,Mourão passa pela Presidência com bom humor Preocupado com a Venezuela,Mourão passa pela Presidência com bom humor





O vice-presidente Antônio Hamilton Mourão (PRTB) exerceu nesta semana a Presidência em exercício mostrando descontração, mas se revelou bastante preocupado com a crise política na Venezuela, segundo assessores e amigos dele ouvidos pelo UOL. Pela primeira vez chefiando o Executivo, o general seguiu seu plano de obedecer as decisões de Jair Bolsonaro (PSL), sem tomar decisões que pudessem ser consideradas radicais. Mas não evitou falar sobre temas delicados, como as investigações envolvendo o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

O tom descontraído e brincalhão que marcaria a semana ficou evidente na primeira declaração de Mourão aos jornalistas ao chegar na manhã de segunda-feira (21) ao escritório da vice-presidência: "Eu só queria dizer o seguinte: extrema satisfação em dizer que o Flamengo venceu ontem e o Botafogo perdeu. Abraço!", disse a caminho de sua sala.

Mas apesar da aparente descontração, Mourão provou do "peso moral" das responsabilidades da função, segundo servidores próximos a ele. "Sim, ele estava bastante descontraído, mas entendendo a dimensão do momento que estava vivendo", disse ao UOL um alto funcionário que teve audiência com o presidente em exercício.


Entre amigos 

No período, Mourão compareceu a uma única cerimônia pública: a de troca de comando do 2º RCG (Regimento de Cavalaria de Guarda) do Exército, na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, na terça-feira (22).

Por volta das 9h, um jato da Força Aérea pousou com o presidente em exercício na Base Aérea dos Afonsos - que fica próximo ao quartel onde ocorreria a cerimônia. Não era a primeira vez que o general passava por aquela base, pelo contrário. É de lá que partem as missões de treinamento aeroterrestre da Brigada Paraquedista, da qual Mourão fez parte e onde aprendeu a saltar de paraquedas.

Redação com UOL