19/01/2019

Auxiliares do Governo participam de treinamento para ampliar a eficiência da gestão pública na Paraíba Auxiliares do Governo participam de treinamento para ampliar a eficiência da gestão pública na Paraíba





Secretários e dirigentes de órgãos e estatais se reuniram ontem no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa, participando de um treinamento sobre a operacionalização da máquina pública. Ao abrir o evento, o governador João Azevêdo assinou um convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o TCE que disponibiliza o acesso de dados das notas fiscais eletrônicas ao consumidor.

 

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância para os gestores de aperfeiçoar o conhecimento sobre a rotina administrativa do Estado. “Existe uma burocracia no Estado que precisa ser seguida e cumprida em função da Legislação existente; fazer isso é obrigação do gestor. Nós estamos passando essas informações da forma correta, de como o TCE atua no acompanhamento das contas do governo e, ao mesmo tempo, fazendo com que a própria equipe tome conhecimento desses procedimentos. Nós queremos criar essa forma direta de acompanhamento da gestão e isso facilita para que a gente tenha menos dúvida na hora de prestar contas”, explicou.

 

O presidente do TCE-PB, André Carlo Torres, enalteceu a interação entre os poderes públicos que resulta, segundo ele, em gestões participativas e colaborativas e que beneficiam diretamente a população. Ele também elogiou as políticas adotadas pelo Governo do Estado que proporcionaram o equilíbrio fiscal nas contas públicas da Paraíba. 


O secretário da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins, disse que o encontro tem o objetivo de ajudar os auxiliares do governo a garantir a eficiência e a otimização dos recursos públicos. 


A secretária das Finanças, Amanda Rodrigues, ressaltou que esse foi um momento de unificar as práticas administrativas do governo e de se atualizar sobre as novas ferramentas de acompanhamento da gestão pública. 

 

O secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento, Waldson Souza, abordou a relevância de cada órgão na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA). 

 

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves, parabenizou o governador João Azevêdo pela iniciativa inovadora para tornar a gestão pública mais transparente. “O cenário e a legislação avançam para atender a necessidade da população que cobra maior transparência e organização dos órgãos públicos.

 

Além da troca de informações entre os auxiliares do Governo do Estado, o encontro foi marcado por uma palestra do auditor de Contas Públicas do TCE-PB, Luzemar Martins, sobre acompanhamento de gestão.

 

Cadastramento eletrônico – O governador João Azevêdo, os secretários e dirigentes de órgãos aproveitaram a presença no TCE e atenderam ao chamamento do órgão para o cadastramento e recadastramento eletrônico dos gestores públicos.

 

De acordo com André Carlo Torres, o sistema eletrônico permite ao gestor a interação direta com o TCE sem a necessidade de se deslocar até o órgão. “O gestor pode interagir e responder questionamentos do Tribunal de qualquer lugar a partir do sistema eletrônico. Esse cadastramento possibilita o acesso, de forma irrestrita, a todo o sistema, dando transparência aos atos processuais do Tribunal e dos próprios agentes públicos”, explicou.



Redação com SECOM/PB