18/01/2019

Busca por menino que caiu em poço mobiliza e comove a Espanha Busca por menino que caiu em poço mobiliza e comove a Espanha





Em Totalán, um povoado cheio de oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras e muita vegetação no sul da Espanha, os vizinhos trabalham a terra, de onde obtêm sobretudo abacates e mangas.

Apesar do clima subtropical, a região é extraordinariamente seca e costuma ter problemas de água. Na verdade, durante o verão a maioria dos povoados da comarca de La Axarquia sofre cortes de abastecimento em determinados horários

Esse é o motivo pelo qual tantos imóveis têm poços artesianos, muitos deles sem fiscalização das autoridades; são feitas prospecções em busca de um tesouro, que alí é a água, e se esta não é encontrada até determinada profundidade, lacra-se o poço e vai-se embora. Em um desses poços, situados em uma propriedade de Totalán imediatamente vizinha ao município de Málaga, encontra-se preso desde domingo, 13, Julen Rosello, um menino de dois anos.

Ninguém sabe em que estado se encontra o garoto, que caiu num poço – não lacrado – com 113 metros de profundidade. Foi como cair do alto de um prédio, com a diferença que na laje de um arranha-céu se vê o final, ao passo que um poço escuro, com 25 centímetros de diâmetro, é impossível enxergar. Julen foi tragado pela terra enquanto seu pai e sua tia tentavam alcançá-lo.


Redação com El País