14/01/2019

Battisti demorou 10 minutos para descer de avião em Roma Battisti demorou 10 minutos para descer de avião em Roma





O terrorista italiano Cesare Battisti, 64, desembarcou na manhã desta segunda-feira (14) no aeroporto de Ciampino, em Roma, após ser entregue na tarde de ontem às autoridades italianas no aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de La Siera, na Bolívia.

Battisti deixou a Itália após fugir da prisão, em 1981, e nunca mais retornou ao país. Ele foi capturado no sábado (12) por agentes bolivianos em parceria com italianos após fugir do Brasil, onde era buscado pela PF (Polícia Federal). Ele será levado imediatamente à prisão de Rebibbia, que fica nos arredores de Roma, onde começará a cumprir a pena de prisão perpétua a qual foi condenado em 1991.

Segundo a Ansa (Agência Italiana de Notícias), o terrorista ficará sozinho em uma cela e cumprirá um regime de isolamento diurno já a partir desta segunda-feira. Este deve ser o primeiro regime carcerário imposto a Battisti. Posteriormente, ele será transferido para a ala de segurança máxima, reservada a terroristas.

O cumprimento da pena de prisão perpétua só foi possível já que ele foi preso na Bolívia, país que não possui acordo de extradição com a Itália. Battisti foi expulso do país sul-americano. Caso tivesse sido extraditado do Brasil, ele poderia cumprir até 30 anos de prisão, por conta de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).


Redação com UOL