13/01/2019

Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela é detido e liberado Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela é detido e liberado





O presidente do Parlamento da Venezuela, de maioria opositora, Juan Guaidó, foi libertado neste domingo (13), após ficado detido por quase uma hora pelo serviço de Inteligência quando se dirigia para chefiar uma reunião pública a 40 km de Caracas.

Aclamado por centenas de seguidores, Guaidó, vestindo camisa branca e calça jeans, chegou ao local onde se preparava a presidir a concentração em Caraballeda, estado de Vargas.

“Irmãos, aqui estou!”, disse ao subir em um palanque.

“Uma mensagem a Miraflores [o palácio presidencial]: o jogo virou, o povo está na rua, aqui estão os símbolos da pressão, da resistência, da força. Se queriam enviar uma mensagem para que nos escondêssemos, aqui está a resposta do povo. Estamos aqui”, assegurou.

O chefe do Legislativo, um engenheiro de 35 anos, foi detido na rodovia entre Caracas e La Guaira – no estado de Vargas – quando, segundo sua esposa, Fabiana Rosales, foram interceptados por duas caminhonetes do Serviço de Inteligência (Sebin) “com armas longas e encapuzados”, e o obrigaram a descer do veículo em que viajava.

“Não bateram nele, mas nos disseram que tinham que levá-lo detido imediatamente”, acrescentou Rosales, acrescentando que “a ditadura não poderá dobrar seu espírito de luta”.

Guaidó foi detido depois de, na sexta-feira passada, durante outra reunião aberta em Caracas, ter se mostrado disposto a preencher o vácuo de poder que – em sua avaliação – existe na Venezuela ante um governo que não é reconhecido pela maioria no país e por grande parte da comunidade internacional.


Redação com AFP