11/01/2019

Canadá concede asilo à jovem que fugiu da Arábia Saudita Canadá concede asilo à jovem que fugiu da Arábia Saudita




A jovem saudita de 18 anos que fugiu de sua família e pediu asilo quando chegou a Tailândia, divulgando seu caso nas redes sociais a fim de não ser expulsa deste país, partiu hoje rumo ao Canadá, onde o primeiro-ministro disse estar “encantado” de recebê-la.

O Canadá está “encantado” de dar asilo à jovem, declarou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

“O Canadá é um país que mede até que ponto é importante defender os direitos humanos e das mulheres no mundo”, declarou Trudeau à imprensa, confirmando que seu governo aceitou o pedido da ONU.

Rahaf Mohamed al Qunun tinha declarado que queria pedir asilo na Austrália, afirmando que fugia da violência psicológica e física de sua família na Arábia Saudita. Sua família desmentiu as acusações.

A jovem foi detida no fim de semana passado quando chegou a Bangcoc, a partir do Kuwait, e as autoridades tailandesas ameaçaram, inicialmente, mandá-la de volta a seu país.

Equipada com um celular e uma conta de Twitter aberta às pressas, através da qual comunicava sobre sua situação, a jovem se trancou em um quarto de hotel do aeroporto, o que levou as autoridades tailandesas a mudarem de opinião.

Autoridades canadenses indicaram que estudariam com seriedade o pedido de asilo, que a Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) considerou legítimo na quarta-feira.


Redação com AFP