03/05/2017

Trabalhar no exterior. Veja quais países aceitam cidadãos brasileiros. Trabalhar no exterior. Veja quais países aceitam cidadãos brasileiros.




Diante da crise econômica e do consequente aumento das taxas de desemprego no Brasil, são cada vez mais comuns os casos de brasileiros que deixam sua terra natal para buscar uma oportunidade de trabalho no exterior. Na tentativa de ajudar quem está pensando em fazer o mesmo, a reportagem do Correio Braziliense conversou com especialistas para descobrir quais são os países que aceitam esse tipo de migração e, o mais importante, o que é necessário para conseguir uma autorização para trabalhar legalmente nessas nações.

São vários os países em que você pode trabalhar se já tiver recebido uma proposta de emprego. Caso não tenha, então as opções são cinco: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Nova Zelândia. "São países que necessitam de gente para trabalhar e até abrem portas para uma futura imigração", explica Eduardo Frigo, gerente de produto da CI Intercâmbio e Viagem.

Para conseguir trabalhar em um desses cinco países, os brasileiros precisam se matricular em um curso e entrar com um pedido para obter um visto de estudante. No caso de Austrália, Irlanda e Nova Zelândia, o curso pode ser apenas de idiomas. Ou seja, não é necessário nem ter proficiência no idioma local. Em geral, os empregos oferecidos são nas áreas de hospitalidade e serviços, como bares, restaurantes e hotéis.

As agências de intercâmbio afirmam que a procura por esse tipo de programa (estudo + trabalho) — que custa a partir de R$ 7 mil, dependendo da duração e do país escolhido — tem aumentado nos últimos anos. A razão, avaliam os responsáveis pelas empresas, é o aumento do desemprego no Brasil. "As pessoas não estão achando emprego, então investem em programas de extensão, de mestrado, para que, no retorno ao país, tenham mais possibilidades", pontua Bruno Contrera, gestor de educação responsável por cursos e universidades no exterior do Student Travel Bureau (STB).

Por fim, os especialistas também destacam a possibilidade de os brasileiros entrarem com um pedido para obter um visto de trabalho ou de residência e continuarem nesses países mesmo após o período de estudos. Os mais fáceis para isso, segundo eles, são Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
 
"A Irlanda, por exemplo, tem muita demanda interna, vinda do Leste Europeu. Então é um pouco mais difícil para os brasileiros, porque a concorrência é maior. Os países da Oceania, além de serem mais receptivos, oferecem mais chances para o brasileiro que quer migrar", afirma Frigo. "No Canadá, há um sistema de pontuação, onde você vai acumulando pontos para poder entrar com um pedido de visto de residência. Algumas regiões, como a de Manitoba (onde fica a cidade de Winnipeg), são mais fáceis, porque precisam de mão de obra e a concorrência é menor", acrescenta Contrera.
Redação com CB