08/01/2019

Presidência diz que vai renomear todos os integrantes da Comissão de Ética Presidência diz que vai renomear todos os integrantes da Comissão de Ética




A Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou no final da noite desta segunda-feira (7) que a prioridade nesta terça (8) será renomear todos os servidores da Comissão de Ética Pública que haviam sido exonerados na política de "despetização" do governo anunciada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM).

Conforme a Folha de S.Paulo publicou, o trabalho da comissão foi paralisado porque as exonerações esvaziaram o órgão: 16 funcionários foram desligados de uma equipe formada por 17 pessoas.

"A prioridade para o dia de amanhã será publicar, o mais breve possível, essas nomeações. O objetivo é não comprometer o andamento dos trabalhos da comissão", afirmou a assessoria da Secretaria-Geral horas depois de a reportagem da Folha de S.Paulo ir ao ar.

A comissão é um colegiado que tem como função analisar o comportamento ético de agentes públicos, inclusive ministros, sugerindo punições em caso de infrações graves.

Com a reestruturação do governo de Jair Bolsonaro (PSL), ela teve a sua vinculação administrativa transferida da Casa Civil para a Secretaria-Geral.


Redação com Folhapress