02/01/2019

Ricardo Coutinho fala de trabalho a frente da Fundação João Mangabeira e sobre futuro político Ricardo Coutinho fala de trabalho a frente da Fundação João Mangabeira e sobre futuro político




O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho assume neste  mês, a presidência da Fundação João Mangabeira, que é o braço formador e fomentador de políticas públicas do PSB. Colocar a Fundação nos grandes debates nacionais e levar as experiências bem-sucedidas dos governos do PSB nos estados para esse debate, será sua principal missão.

O Programa Paraíba Unida Pela Paz, implementado por seu governo, e o Pacto Pela Vida, realizado em Pernambuco nos governos de Eduardo Campos, assim como as ações de Renato Casagrande no Espírito Santo, são exemplos de programas implementados por governantes do PSB que serão levados como exemplos de políticas públicas a serem espelho para o país.

O Cidade Madura (condomínio fechado para idosos), o Gira Mundo para professores e o Pacto Social pelo Desenvolvimento Social, são outras políticas públicas que serão levadas às discussões no âmbito da FJM.

Ricardo ressalta este último, como de fundamental importância para descentralizar as políticas públicas em parcerias com os municípios, que garantiram na Paraíba, redução da mortalidade infantil fazendo o Estado sair da antepenúltima maior taxa no Nordeste para a menor. Com relação à renda familiar do trabalho, a Paraíba saiu do 70 para o primeiro lugar e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) foi o maior do Nordeste e um dos maiores do Brasil.

Ainda segundo Ricardo, juntamente com outras instituições, a FJM vai também debater temas importantes para o Brasil, como a democracia, que segundo ele, é fundamental não só no Brasil, como no mundo.

 Futuro politico - O governador Ricardo Coutinho diz que ainda não pensa em futuro político, se ainda terá uma carreira política e disputará eleições. Ele alega que não precisa de mandato para fazer a boa política e que não parou para pensar sobre disputas futuras, vislumbrando, além do trabalho da Fundação, realizar consultorias para compartilhar o conhecimento acumulado com os cargos que ocupou durante a vida pública.


Redação com PB Agora