24/12/2018

Farmácia no centro de atendimento de João de Deus é interditada Farmácia no centro de atendimento de João de Deus é interditada




Por irregularidades na manipulação de remédios, o governo de Goiás interditou  a farmácia instalada no principal local de atendimento do médium João de Deus, a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO). O médium está preso acusado de abuso sexual e posse ilegal de armas de fogo.

Apesar de possuir alvará para manipular e comercializar remédios fitoterápicos, a farmácia estava realizando produção em escala industrial sem ter uma autorização específica para isso.


Em vistoria feita pela gerência de Vigilância Sanitária e pela Polícia Civil de Goiás, foram apreendidas na sexta-feira amostras de medicamentos e de “água mineral vendida como fluidificada”. No espiritismo, água fluidificada é como é chamada a água recebe o acréscimo de fluidos espirituais coma finalidade de cura.

Os produtos serão analisados no Laboratório de Saúde Pública Dr. Geovanni Cysneiros (Lacen-GO) e os resultados devem sair de 15 a 30 dias. A partir daí, novas medidas poderão ser tomadas. Um relatório técnico deverá ser encaminhado ao responsável pela farmácia, com as adequações necessárias para eventual liberação do funcionamento do estabelecimento.

Segundo a promotora Gabriella de Queiroz, responsável pela investigação envolvendo o médium João de Deus, a vistoria na farmácia encontrou também problemas no acondicionamento de instrumentos cirúrgicos – o que não foi explicado na nota da secretaria estadual de Saúde.

Segundo a promotora, não houve a proibição da venda de remédios fitoterápicos que já haviam sido produzidos. Ela afirmou também que não houve pedido de suspensão de atividades da casa Dom Inácio de Loyola.

Redação com AE