27/11/2018

HRW pede a Argentina ação contra príncipe saudita por assassinato de jornalista HRW pede a Argentina ação contra príncipe saudita por assassinato de jornalista




A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) solicitou  à justiça argentina uma ação contra o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman, que planeja comparecer à reunião do G20, pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi e por crimes de guerra no Iêmen.

“As autoridades judiciais argentinas começaram a examinar uma denúncia sobre o suposto papel do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman em possíveis crimes de guerra cometidos pela coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen e em casos de tortura por oficiais sauditas”, afirma a organização em um comunicado.

A HRW também pediu à justiça argentina que investigue a “possível cumplicidade” do príncipe herdeiro no assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, que aconteceu no consulado saudita na Turquia.

Salman deve comparecer à reunião de cúpula do G20 na sexta-feira e sábado em Buenos Aires. Esta será sua primeira viagem internacional desde o escândalo provocado pela morte do jornalista, que era colunista do jornal americano Washington Post.

Antes de desembarcar em Buenos Aires, o príncipe herdeiro visitará os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Tunísia.

De acordo com a imprensa argentina, o procurador Ramiro Gonzalez deverá decidir se faz um requisito de instrução.

Redação com AFP