16/11/2018

Camboja. Dirigentes do Khmer Vermelho condenados à prisão perpétua por genocídio Camboja. Dirigentes do Khmer Vermelho condenados à prisão perpétua por genocídio




Os dois dirigentes de maior patente do Khmer Vermelho ainda vivos foram condenados hoje no Camboja à prisão perpétua por “genocídio”, um crime reconhecido pela primeira vez pelo tribunal internacional, 40 anos após a queda do regime que deixou quase dois milhões de mortos.

O ideólogo do regime, Nuon Chea, 92 anos, “deu uma contribuição significativa para execução de crimes, tinha o poder de decisão final com Pol Pot”, destacou o juiz Nil Nonn.

Khieu Samphan, 87 anos, chefe de Estado da “Kampuchea Democrática”, era “o rosto” do movimento ultramaoísta, afirmou o magistrado.

Os dois já haviam sido condenados à prisão perpétua em 2014 por “crimes contra a humanidade” pelo tribunal apoiado pela ONU para o Camboja, pena confirmada no julgamento da apelação em 2016.

Nuon Chea, de óculos escuros, ouviu o veredicto em uma cela especialmente preparada no tribunal por seu frágil estado de saúde. Khieu Samphan estava na sala da audiência.

Também estavam presentes centenas de pessoas, incluindo membros da minoria muçulmana cham e monges budistas.

Redação com AFP