14/11/2018

Ex-procurador-geral do RJ recebeu mais de 7 milões em propina no governo de Sérgio Cabral Ex-procurador-geral do RJ recebeu mais de 7 milões em propina no governo de Sérgio Cabral




Cerca de R$ 140 mil por mês, mais de R$ 7 milhões ao longo de quatro anos. Esse foi o tamanho da propina que o ex-procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, recebeu do esquema de Sérgio Cabral enquanto esteve à frente do Ministério Público do Estado.

Lopes foi preso na semana passada, por determinação do Tribunal de Justiça do Estado. Foi a primeira vez que o MP representou contra o próprio procurador-geral.

Os valores da propina foram revelados por um dos operadores do esquema de Cabral, Carlos Miranda. A quadrilha de Cabral tinha penetração em vários segmentos da máquina pública do RJ e Lopes era usado para travar processos contra o governo estadual – para isso recebia propina mensal.

A defesa de Lopes nega o recebimento de propina, mas Carlos Miranda apresentou ao MP detalhes dos pagamentos e chegou a dizer que eles eram feitos todo dia 05 de cada mês.

Redação com JP