08/11/2018

Movimentos sociais de SP denunciam violação de direitos Movimentos sociais de SP denunciam violação de direitos




A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) fez hoje (7) uma visita à Ocupação Nova Palestina, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no bairro Jardim Ângela, zona sul da capital paulista. Em reunião no local, lideranças de diversos movimentos sociais denunciaram violências, como ameaças e intimidações, que vêm sofrendo por sua atuação na defesa de direitos, além da violação do direito à moradia pelo Estado.

Os moradores da Nova Palestina reivindicam, há cinco anos, a construção de 2 mil moradias em 300 mil metros de terreno para atender às famílias que fazem parte da ocupação. Após conversar com ocupantes e visitar os barracos de lona em que moram, a vice-presidente da CIDH, Esmeralda Arosemena, disse que está no país para recolher denúncias, relatos e, a partir daí, reivindicar a tomada de providências.

Liderança do MTST, Jussara Basso, avalia que as políticas públicas de moradia sofrem atualmente um retrocesso. “Está tendo um retrocesso gigantesco nos direitos e programas sociais desde que foi aprovada a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] do Teto de Gastos que congela investimentos [do governo federal] por 20 anos”, disse. Ela acha que a situação dos movimentos sociais deve ficar pior no governo de Jair Bolsonaro. 

Redação com Agência Brasil