06/11/2018

Segunda Turma do STF julgará novo pedido de liberdade de Lula, decide Fachin Segunda Turma do STF julgará novo pedido de liberdade de Lula, decide Fachin




ministro relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, decidiu nesta terça-feira (06) que levará a julgamento na Segunda Turma da Corte o novo pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Lula.

A defesa do petista acusa o juiz Sergio Moro de parcialidade na condenação do ex-presidente dentro da Lava Jato e na condução de outros processos. O argumento foi utilizado anteriormente em outros pedidos de habeas corpus – todos rejeitados pela Justiça.

O argumento foi repetido agora com base no aceite de Moro em ser o próximo ministro da Justiça. Para a defesa do petista, o juiz mostrou “inimizade capital” e “interesses exoprocessuais” na condenação de Lula, no ano passado.

O ministro do STF pediu informações a órgãos sobre o caso em até cinco dias. Na decisão ele destaca: “solicitem-se informações, in continenti e via malote digital, ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, bem como ao Juízo da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba/PR, encarecendo o envio de esclarecimentos, no prazo comum de até no máximo cinco dias”.

Também ficou decidido por Fachin que quando a Procuradoria-Geral da República se manifestar, irá levar o caso a debate na Segunda Turma da Corte. A Turma é formada por Fachin, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

“Com a chegada das informações, dê-se imediata vista dos autos à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste em idêntico prazo (de até cinco dias no máximo) . Isso feito e cumprido, indico desde já inclusão na pauta da 2ª Turma para julgamento colegiado”, traz a decisão de Fachin.

Caberá, assim, ao presidente da Segunda Turma, ministro Ricardo Lewandowski, marcar a data do julgamento.

Redação com JP