06/11/2018

Em mensagem, Moro se despede de juízes e pede atuação independente Em mensagem, Moro se despede de juízes e pede atuação independente




Sérgio Moro se despediu de seus colegas da magistratura federal ontem, por meio de uma mensagem via intranet. No texto, pediu aos juízes que “continuem dignificando a Justiça com atuação independente mesmo contra, se for o caso, o Ministério da Justiça”, além de reiterar o “respeito e admiração” pelos companheiros.

Também ontem, Moro dirigiu um ofício ao corregedor do Tribunal Regional Federal da 4ª região e deixou a Operação Lava Jato. Até a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro(PSL), quando assumirá o comando do Ministério da Justiça, ele estará em férias.

O novo cargo do magistrado virá junto com a reformulação da Pasta, que ganhará status de “superministério” e englobará o Ministério da Segurança, a Controladoria-Geral da União, uma fatia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Polícia Federal.

Moro também lembrou, na mensagem, do juiz Giovanni Falcone, assassinado pela máfia italiana em 1992, e disse que pretende seguir seus passos. “Lembrei-me do juiz Falcone, muito melhor do que eu, que depois dos sucessos em romper a impunidade da Cosa Nostra, decidiu trocar Palermo por Roma, deixou a toga e assumiu o cargo de Diretor de Assuntos Penais no Ministério da Justiça, onde fez grande diferença mesmo em pouco tempo. Se tiver sorte, poderei fazer algo também importante.”

Redação com JP