29/10/2018

Veja quais pesquisas acertaram e erraram o resultado da disputa presidencial Veja quais pesquisas acertaram e erraram o resultado da disputa presidencial




Sempre divisoras de opiniões, pesquisas eleitorais para a disputa presidencial brasileira saíram das urnas com maior ou menor grau de sucesso neste domingo, 29. Entre os cinco principais levantamentos do País, três acertaram o resultado dentro da margem de erro.

Entre esses institutos, o Datafolha foi o que melhor previu o cenário eleitoral, "cravando"vitória de Jair Bolsonaro (PSL) com 55% dos votos válidos em levantamento divulgado no sábado antes da disputa. Segundo instituto mais próximo do resultado, o Ibope divulgou pesquisa no sábado, na qual o presidente eleito apareceu com 54% dos votos.

Confira resultados das principais pesquisas eleitorais do País: 

Com isso, o levantamento acabou dando um ponto a menos para o candidato do PSL, beneficiando Fernando Haddad (PT) – erro dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. No domingo, o Ibope divulgou boca de urna apontando Bolsonaro com 56%, um ponto a mais do que o resultado das urnas.

A pesquisa de véspera que passou mais longe do resultado foi do instituto Paraná Pesquisas, contratado pela Revista Crusoé e pela consultoria Empiricus. A pesquisa apontava vitória folgada de Bolsonaro por 60,6% contra 39,4% contra o candidato do PT. Diferença, portanto, de quase seis pontos percentuais do resultado.

Erro quase igual ao registrado pela pesquisa Vox Populi, contratada pela CUT e pelo site Brasil 247. No último levantamento deste instituto, foi apontado empate com 50% entre Bolsonaro e Haddad – uma diferença de cinco pontos percentuais do resultado da votação.

Redação com O Povo Online