05/10/2018

França investiga paradeiro de chefe da Interpol após mulher relatar desaparecimento França investiga paradeiro de chefe da Interpol após mulher relatar desaparecimento




França anunciou hoje (5) que abriu uma investigação sobre o desaparecimento na China do presidente da Interpol, Meng Hongwei, de 64 anos.

Hongwei é chinês, mas reside em Lyon, na França, e desde o dia 29 de setembro não entra em contato com a família, que denunciou o sumiço.

Ele estava em viagem pelo seu país natal e é ex-dirigente do Partido Comunista Chinês. Antes de ser eleito à direção da Interpol, em 2016, Meng Hongwei foi vice-ministro na China, responsável pela segurança pública.


A sua nomeação à Interpol chegou a ser criticada por entidades de direitos humanos. Seu mandato termina em 2020.

A mulher de Hongwei entrou em contato com a polícia em Lyon, cidade francesa onde fica a sede da agência de colaboração internacional de polícia, após não ter notícias de seu marido desde que ele foi para a China no dia 29 de setembro, informaram fontes policiais.

Ligações para a porta-voz da Interpol não foram respondidas de imediato.

A principal função da Interpol é fornecer um mecanismo para que forças policiais de diferentes países informem umas às outras sobre suspeitos procurados.

Redação com EFE