26/09/2018

Bolsonaro lidera com 27%, Haddad tem 21%, diz Ibope/CNI Bolsonaro lidera com 27%, Haddad tem 21%, diz Ibope/CNI




O Ibope divulgou no início da tarde de hoje o resultado de uma nova pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro se mantém na liderança, com 27% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), que tem 21%. Todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. 

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes, que alcançou 12% das intenções de votos. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tem 8% e está tecnicamente empatado com Ciro e Marina Silva, da Rede, que conseguiu 6%. João Amoêdo (Novo), registrou 3% , Henrique Meirelles (MDB) teve 2% e Guilherme Boulos (PSOL) foi escolhido por 1% dos eleitores. Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não alcançaram 1% das intenções. Votos brancos e nulos somaram 11% e 7% dos pesquisados não souberam responder ou não opinaram.   

Nas simulações de segundo turno, Fernando Haddad venceria Jair Bolsonaro por 42% a 38%. Caso Geraldo Alckmin enfrente Jair Bolsonaro, o tucano leva vantagem no limite da margem de erro, com 40% das intenções, contra 36% de Bolsonaro. Em caso de um segundo turno contra Marina Silva, Bolsonaro alcançou 40%, frente aos 38% da ex-ministra do Meio-Ambiente, o que representa um empate técnico entre os dois candidatos. Se for para o segundo turno, Ciro Gomes venceria Jair Bolsonaro com 44% dos votos, contra 35% do adversário.   

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro e ouviu 2000 eleitores em 126 municípios. O nível de confiança do estudo, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-04669/2018, é de 95%. 

Redação com ANSA