29/08/2018

Manda quem pode...Gilmar Mendes diz que réu pode ser candidato a presidente Manda quem pode...Gilmar Mendes diz que réu pode ser candidato a presidente




O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, na tarde desta quarta-feira (29/8), que "não existe impedimento para que réus em ação penal sejam candidatos à Presidência". O ministro fez as declarações em conversa com jornalistas pouco antes da sessão plenária, que começou por volta das 14h20. O deputado Jair Bolsonaro, que disputa as eleições pelo PSL é réu em duas ações penais na Corte, e uma denúncia que o acusa de racismo será julgada na próxima semana pelo Tribunal.

Gilmar afirmou que existe "um assanhamento" para que o Poder Judiciário atue nas questões eleitorais. O magistrado afirmou que se for adotada a prática de impedir réus na corrida eleitoral, não sobrará ninguém para ser candidato. "Judicializando isso tudo, vocês vão entregar o poder a quem? Daqui a pouco vão dizer o Haddad também tem uma ação, o Alckmin também tem uma ação... Vamos pegar o que o texto constitucional diz. Não existe impedimento. Existe um assanhamento sobre isso. Vocês estão contribuindo para a vitimização", afirma.

O ministro continuou, afirmando que existe um "abuso" de recursos jurídicos para impedir candidaturas. "É muito fácil o produzir um processo contra qualquer um. Estamos abusando deste tipo de ação. Quem é que passa sem nenhum processo? Vocês conhecem algum administrador que não tem nenhum processo? O resultado é esse, a vitimização", completou.

Gilmar Mendes também afirmou que o ex-presidente Lula está ganhando intenções de voto por conta da vitimização e que o assunto já chegou na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Redação com CB