29/08/2018

Elefantes completam 2 anos em santuário na Chapada dos Guimarães Elefantes completam 2 anos em santuário na Chapada dos Guimarães




Elefantes maltratados em circos e zoológicos completaram dois anos no primeiro santuário sul-americano que acolhe exemplares da espécie e que fica no parque natural Chapada dos Guimarães, um ecossistema que remete ao habitat destes mamíferos nas savanas africanas e asiáticas.

"Somos o primeiro da América do Sul com o objetivo de proporcionar bem-estar aos elefantes que passaram sua vida em pequenos recintos de cativeiro", afirmou à Agência Efe Junia Machado, que presidiu a ONG encarregada do Santuário de Elefantes Brasil (SEB) até julho deste ano.

O parque natural Chapada dos Guimarães, na cidade homônima de Mato Grosso, oferece aos elefantes "um amplo espaço em ambiente natural, a companhia de outros animais e cuidados veterinários".

"Aqui eles podem voltar a se comportar como elefantes, depois de terem sido retirados das suas famílias quando eram filhotes na Ásia e na África e trazidos para o nosso continente, para viver em espaços totalmente inadequados para essas espécies", relatou Junia.

O SEB começou a funcionar em uma antiga fazenda criadora de gado de mais de 1.100 hectares de colinas e pequenos vales, com savanas e encostas que contam ainda com o pasto que foi plantado para alimentar o rebanho bovino que era criado nesse lugar.

Além disso, o santuário tem nascedouros de água, um riacho, vegetação diversificada e um clima ideal, com temperaturas mínimas e máxima similares aos seus lugares de origem e propícias para acolher os elefantes.

Redação com Agência Efe