23/08/2018

Gilmar Mendes diz esperar que registro de Lula seja julgado ainda neste mês pelo TSE Gilmar Mendes diz esperar que registro de Lula seja julgado ainda neste mês pelo TSE




O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem que sua expectativa é de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolva até o final de agosto a situação do registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado na Lava Jato. O início do horário eleitoral está marcado para o dia 31 deste mês. Se o caso não obtiver decisão até lá, Gilmar Mendes considera que Lula poderá ser apresentado como candidato no horário eleitoral.

"Se não tiver (decisão), vai para a televisão, acho que sim. Mas minha expectativa é que o TSE vai resolver o mais rápido", respondeu o ministro, que deixou de integrar o tribunal em fevereiro deste ano.

A sinalização do ministro Luís Roberto Barroso, relator do registro de Lula no TSE, é de que irá respeitar os prazos de tramitação do registro da candidatura, o que deve levar o caso ao plenário da Corte Eleitoral apenas no início de setembro. Nesse período, a propaganda partidária já estará sendo veiculada no rádio e na televisão.

Barroso pretende imprimir ao registro de candidatura de Lula o mesmo rito previsto para qualquer outro candidato que dispute o Palácio do Planalto, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Hoje se encerra o prazo para as impugnações da candidatura de Lula, que já é alvo de 14 contestações no TSE. 

Redação com CB